"> AL já pressiona Estado para pôr fim a crise do MT Saúde – CanalMT
Divulgação

AL já pressiona Estado para pôr fim a crise do MT Saúde

Lizandra Macedo

Diante da decisão de clínicas e hospitais particulares em rejeitar atendimentos aos servidores públicos estaduais em decorrência da falta de pagamentos do MT Saúde pelo governo do Estado, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) defende que a Assembleia Legislativa interceda junto ao Executivo para pôr fim ao impasse que prejudica mais de 30 mil servidores públicos.

Com dívidas frequentes, os prestadores de serviço estão sendo forçados a interromper o atendimento aos usuários.

“Quero chamar a atenção dos colegas deputados, até porque fico em uma situação incômoda, pois sou parte interessada, para que essa Casa de Leis possa fazer uma intermediação com o MT Saúde. O momento é delicado e preocupa muito. São mais de 30 mil servidores que já sofrem os impactos dessa crise e correm o sério risco de ficar sem assistência em saúde se nada for feito”, disse.

“Os prestadores de serviço já estão no limite, muitos já deixando de atender, com dívidas e atrasos salariais. A Assembleia Legislativa precisa atuar de forma incisiva para salvar o plano”, afirmou.

O parlamentar alerta que houve um trabalho liderado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que permitiu ao MT Saúde e firmar um acordo de suas dívidas com seus fornecedores e prestadores de serviço por meio de uma negociação que culminou em pagamentos parcelados.

 Porém, mesmo com a conclusão de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) concluída pelo Legislativo que indicou a necessidade de aperfeiçoamento da gestão do MT Saúde, o plano de saúde destinado aos servidores públicos ainda enfrenta graves dificuldades de ordem financeira e administrativa.

 Por conta disso, Maluf defende até a convocação de secretários de Estado para que prestem o devido esclarecimento aos parlamentares na tribuna do Legislativo.

“Vamos chamar o secretário de Administração, o secretário chefe da Casa Civil, o presidente do MT Saúde e debater a questão, senão vamos ver um plano tão importante, que ajuda milhares de famílias, ser inviabilizado”, ponderou.

O deputado estadual Allan Kardec (PT), disse que já preparou requerimentos para a Secretaria de Fazenda (Sefaz), assim como para a direção do MT Saúde, solicitando informações sobre a dívida do governo e os valores descontados automaticamente na folha de pagamento dos servidores públicos.

“É muito difícil dizer para o seu filho, para sua mãe, que é idosa, que o plano de saúde que você paga, que é descontado todo mês do seu salário, não tem cobertura em Cuiabá e está em vias de ser encerrado. Sabemos que o SUS é universal, mas ele não consegue atender a todos. Já preparei requerimentos para saber exatamente quanto deve o governo e o que tem descontado dos servidores”, concluiu o petista.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta