"> Taques vai decretar corte de despesas internas – CanalMT
Divulgação

Taques vai decretar corte de despesas internas

Sávio Saviola

Após ter dada como certa a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Teto dos Gastos Públicos pela Assembleia Legislativa, o que vai permitir uma economia de até R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos nos próximos dois anos, o governo do Estado planeja mais economia, desta vez, em caráter interno.

Isso porque o governador Pedro Taques (PSDB) deve decretar ainda neste mês de outubro e publicá-lo no Diário Oficial do Estado (DOE) uma ordem de redução das despesas das secretarias de Estado e autarquias.

De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Max Russi (PSB), a ideia é gastar com material de consumo somente aquilo que for imprescindível às atividades.

“Basicamente vai conter o que podemos fazer para ter economia de recursos para cumprir obrigações. Vamos cortar na própria carne, que é reduzir dentro das secretarias e demais órgãos públicos”, disse.

Com a contenção interna de despesas, a ideia é gerar dinheiro em caixa para o Estado honrar dívidas como o 13º salário dos aniversariantes de setembro, pagamento de duodécimo aos poderes e repasse constitucional aos municípios, por exemplo, para a saúde pública.

As recomendações para cortar gastos já foram feitas aos secretários e adjuntos em reunião na segunda-feira (23).

“Tratamos de arrocho para fechamento das contas – tudo aquilo que é possível diminuir de custeio nos próximos dois meses para encerrar o ano e assim ter as contas no azul”, concluiu Russi.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta