"> Líder opositor Alexei Navalny é preso em Moscou – CanalMT
Associated Press

Líder opositor Alexei Navalny é preso em Moscou

G1

O líder opositor russo, Alexei Navalny, foi detido novamente nesta sexta-feira (29) na porta da sua casa em Moscou quando se dirigia para liderar nesta tarde uma manifestação não autorizada em Níjni Novgorod, no oeste do país.

Um porta-voz da polícia confirmou à agência russa “Interfax” a detenção de Navalny e explicou a razão da medida. “Agentes do Ministério de Interior detiveram hoje em Moscou Alexei Navalni devido a suas numerosas convocações para ações públicas não autorizadas”, disse a porta-voz no gabinete de imprensa das forças de ordem, segundo a agência Efe.

O advogado do Fundo para a Luta contra a Corrupção fundado por Navalny, Iván Zhdanov, declarou que “parece óbvio que [a detenção] relação com o ato de Níjni Novgorod”, ainda de acordo com a Efe.

Nas últimas semanas, por diversos motivos, as autoridades negaram a autorização à oposição extraparlamentar para organizar manifestações em Samara, Níjni Novgorod, Ufa, Krasnoyarsk e Krasnodar, entre outras cidades.

O opositor está viajando todo o país em campanha para as eleições presidenciais de março de 2018, apesar de estar inabilitado por ter antecedentes criminais.

Navalny cumpriu este ano duas penas de detenção administrativa por ter organizado no fim de março e em junho manifestações anticorrupção que reuniram milhares de pessoas em toda a Rússia, apesar da proibição das autoridades, de acordo com a France Presse.

Seu futuro político é incerto, pois a Comissão Eleitoral o considerou inapto para disputar a eleição presidencial por uma condenação por desvio de fundos.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta