"> Prefeitura faz mobilização no dia Mundial de Luta Contra a Aids – CanalMT
Assessoria

Prefeitura faz mobilização no dia Mundial de Luta Contra a Aids

Da Redação

As Secretarias Municipais  de Saúde  Assistência Social e Desenvolvimento Humano e  o  Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual   de Cuiabá, irão realizar na quinta-feira( dia 1º de dezembro), Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, uma mobilização no Parque Estadual Mãe Bonifácia.

Segundo dados do Serviço de Atendimento Especializado – SAE Cuiabá, de janeiro a novembro de 2015 foram diagnosticados na capital 385 novos casos de AIDS. Este ano, só no período de janeiro a novembro, esse número já está em 413 novos casos de pessoas contaminadas pela AIDS. Atualmente 3.559 pessoas com HIV estão cadastradas no SAE Cuiabá

A programação que começará às 07 e vai até às 12 horas, contará com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, assistente social e fisioterapeuta. Durante o encontro será feita aferição de pressão, distribuição de kits com preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folders de orientação sobre a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Durante toda a manhã serão ministradas palestras sobre a prevenção e contaminação da AIDS, sexo seguro, uso do preservativo e também será ensinado como colocar as camisinhas. A ideia é promover dinâmicas com a população, propiciando a troca de informações e  experiências.

“A conscientização para fazer o teste rápido de HIV também será um dos temas abordados no evento. O intuito é reforçar a importância de se  fazer o teste rápido, cujo resultado sai na hora,  e lembrar os locais que realizam esses  testes, as Policlínicas do Verdão, Planalto e Coxipó e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE)”, destacou a coordenadora do Programa DTS/AIDS, Mariella Padilha.

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS foi instituído com o objetivo de  disseminar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e estimular novos compromissos com essa luta. Essa data também é dedicada à solidariedade, compreensão e compaixão com as pessoas infectadas pelo HIV, na luta contra a discriminação e preconceito que elas sofrem diariamente.

“Hoje o principal problema enfrentado por quem já tem o vírus continua sendo  o preconceito e a falta de informação das pessoas. Queremos que haja tolerância social”, frisou Mariella Padilha.

SERVIÇO

Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Data – 1º de dezembro

Hora – 07 às 11 horas

 Local – Parque Estadual Mãe Bonifácia


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta